O sucesso e o fracasso de cada um

"Renascemos todos os dias para viver nosso melhor papel no palco chamado vida. Ninguém nos substitui. Sabemos bem ser quem somos!" (Edmilson Soares)

Durante muitos anos eu sempre acreditei que para ser feliz no amor, no trabalho, no dia a dia como um todo eu tenho que antes de mais nada acreditar em mim mesmo. A felicidade não se compra ali no armarinho da esquina, nem no supermercado mais caro. É algo que se conquista mediante cada nível de crescimento desde que minha inteligencia acompanhe a razão. É claro que não existem fórmulas nem mágica para isso. Unicamente o que se deve fazer é você se aceitar como é e melhorar a cada passo sem ter que necessariamente se culpar por um erro. O importante mesmo é admitir que errou e continuar adiante. Os erros existem e não temos que nos desesperar pensando isso e aquilo. Temos que ter acima de tudo consciência de que é concertando os erros que se segue melhor adiante.

Para quem é religioso cristão tem na Bíblia um mecanismo de acertos a serem seguidos, mas que nem sempre são observados como se deve. Para quem é budista tem a meditação interior como forma de descoberta das grandezas de Deus dentro de cada um. Para quem não segue religião alguma tem por sua vez os estatutos de cidadania para tentarem ser mais acertados com o que uma população deve agir para ser pelo menos civilizados. Sinceramente é mesmo maravilhoso quando observamos alguns preceitos e os colocamos em prática em nosso viver diário. No entanto o que infelizmente tende a acontecer é que as leis que são observadas, as mesmas diretrizes que devíamos praticar são vistas apenas como forma de apontamentos para as outras pessoas que nos cercam e nunca para nós mesmos.

Outro dia eu recebi uma mensagem de um senhor, que por ser de determinado culto religioso resolveu por bem de me rotular de fracassado. Na verdade as coisas mexem com dois lados interessantes. Uma delas é que agora ele está com uma guria que antes eu namorei. inclusive até de favelado eu fui chamado pela mesma mensagem. Confesso que diante de tal provocação dei uma bela gargalhada e apenas fiquei a pensar. Não voltei assim como não volto nenhum sentimento de contradição com respeito ao senhor, que hoje esta a namorar a que antes era minha namorada. Muito pelo contrário, mas fiquei pensando comigo qual foi o critério que ele deve ter usado para me rotular de fracassado? Será que é pelo fato de que eu costumo raciocinar e caminhar de cabeça erguida sem esquecer minhas raízes? Hoje, depois de alguns meses passados olho para mim mesmo e percebo que graças a Deus estou a cada dia mais perto da luz maior que se encontra em mim mesmo. E que pensar, raciocinar, refletir e tomar novas atitudes a cada manhã é mais do que louvável. Sou feliz por ser assim.

"Renascemos todos os dias para viver nosso melhor papel no palco chamado vida. Ninguém nos substitui. Sabemos bem ser quem somos!" (Edmilson Soares)

Gosto de ser acima de tudo transparente com minhas atitudes e essa frase acima que a formulei quando ainda morava em Barreiros-Pe, minha cidade natal, foi quando estava a conversar com uma amiga, por celular, ela por sua vez tinha perdido seu pai a pouco menos de um mês, estava muito pra baixo. Lembro que ela me disse que não tinha mais ânimo para dar continuidade a vida já que seu pai era seu porto seguro para todas as coisas. Eu disse a mesma frase acima e desde então essa mensagem é como um leme ou um rumo todos os dias. E em cima da mesma frase eu acredito que sou um sucesso um dia após o outro. Sim, um sucesso! Pois pense comigo um instante; quando você passa uma mensagem para alguém que a conforta sob qualquer situação, você é um sucesso; quando você consegue tirar um sorriso em meio as lágrimas; quando voce cuida da ferida de alguém que está doendo muito por um ressentimento sem nada querer ou pedir em troca; quando voce escuta uma pessoa dando-lhe tempo o bastante de lhe contar seus pesares e a mesma te olha ou te liga agradecido ou agradecida por que aquele foi o momento que mais precisava, e se não fosse você ali certamente teria cometido alguma loucura; quando você é capaz de entender as complicações do caminho e dando-lhe um conselho de maneira que o mesmo possa ser mais feliz com o credo que escolheu ou com o voto do partido que optou. Por estas e outras coisas você é um sucesso! Mas, não se engane, pois o sucesso também pode reverter a mente de quem está nessa fase. Para tudo exige-se um pouco de dose de bom censo.

O sucesso assim como o fracasso andam de mãos dadas sem que o percebamos. E cabe a nós abraçar qualquer desses dois papéis para o nosso caminhar, enquanto estamos nas paragens humanas. Se optarmos por ser um sucesso a cada dia, tenhamos cuidado para que o mesmo não venha vestido de orgulho e egoísmo. Infelizmente a queda de muitos males na sociedade humana como um todo está numa palavrinha da qual derivam outros tantos males: egoísmo. Seria mesmo muito interessante se eu e você olhasse um pouco mais não apenas para as palavras, mas acima de tudo para os atos de pessoas que passaram neste planeta deixando marcas incríveis as quais nem sempre são vistas com bons olhos e muitas vezes os mesmos, são levados ao suplício e ao repúdio sem qualquer razão. Foi assim com Jesus, Ghandi, Buda, Madre Teresa de Calcutá, Chico Xavier, e até mesmo nos dias de hoje tem-se visto pessoas simples serem tratadas com asco por quem não entende que o melhor mesmo de quem aprendeu um pouco mais, é dividir com o outro.

Acredito que o meu sucesso está em reconhecer como e por onde pisar, sem que para isso passe por cima de ninguém.

"Renascemos todos os dias para viver nosso melhor papel no palco chamado vida. Ninguém nos substitui. Sabemos bem ser quem somos!" (Edmilson Soares)

 
Edmilson Soares em Curitiba-Pr, 07 de Outubro de 2010.