Pelas ruas que andei... Uma muvuca só.

Nestes últimos dias, andar pelas ruas de minha cidade tem sido uma muvuca só - Isso para quem se aventura. Sim, porque, se você quer andar pelas calçadas o que encontra é um monte de bancos de camelôs (nada contra os feirantes), que não te deixam outra alternativa senão andar pela rua propriamente dita. Mas, se você desce da calçada e segue pela a rua (local dos carros e não de pedestres) a confusão é ainda pior entre carros pequenos, grandes, caminhões, motos (e estas proliferaram nestes últimos tempos parecendo formigas), bicicletas, e mais pedestres. O sufoco é realmente perturbador. Uma cidade pequena que te deixa com estresse de uma grande cidade.



Na manhã de hoje, precisando sair, andei um pouco por aqui, e a muvuca de gente indo e vindo estava enorme. Apesar de quê sábado é dia da feira livre na cidade. O que encontramos? Poluição sonora de carros de sons pequenos e grandes. Agora existem carrinhos e bicicletas com auto falantes pra cima e pra baixo, com anúncios do comércio local que fazem uma verdadeira disputa entre si. Isso sem contar que alguns comerciantes, não se contentando colocam ainda locutores ao vivo em frente as suas lojas, pra chama a atenção do freguês. E olha que no próximo ano teremos mais gritos estridentes, uma vez que a política está chegando com aquelas musiquinhas ridículas de cada candidato. Cada um que aumente mais o seu volume!


Na via dos carros esse é o movimento constante que encontramos no dia a dia, como você pode ver na imagem. E não apenas hoje mas nos dias normais é a mesma cena que se repete. Se quiser conferir, venha ver! Algumas barracas de feirantes, como estas na foto, não tendo mais como estar nas calçadas, que devia servir de passeio para os pedestres, invadem o asfalto disputando com transeuntes, carros, motos, etc. Ou seja, um verdadeiro caos. Uma muvuca só, como falei acima.


Esta imagem, como podem observar é do mercado municipal dos barreiros que tem suas calçadas, em todo seu entorno tomado por barraquinhas, deixando como opção para quem vai a feira, ter que correr o risco de não ser atropelado por carros ou motos. Sem contar que, a disputa da vez está em quem não queira ficar para trás. Em outras palavras, quem está na via pública (se é que eu posso dizer assim) que se dane!

Mas, gente, prestem bem atenção que estas fotos eu tirei, na manhã de hoje, em frente a câmara municipal de Barreiros, aonde os atuais vereadores, que deviam fiscalizar e atuar em função da melhoria dos munícipes, dizem trabalhar. E me permitam usar uma frase já conhecida do Boris Casoy; Isto é uma vergonha!