Barreiros Novo. Problema Antigo

Na semana passada, precisamente dia 04, no local chamado Bairreiros Novo, e em conversa franca com um amigo, Paulo Roberto, descobri um trabalho interessante que o mesmo está fazendo naquela região. A conversa é claro se prolongou, ao ponto de o mesmo me contar quanto as maiores dificuldades que a Associação dele está passando para ajudar a quem precisa. De uma pergunta aqui, outra ali surgiu essa meio entrevista, que postamos aqui.

Qual o seu maior interesse em formar uma associação de moradores neste bairro?
- Ajudar a comunidade carente em geral.

A partir de quando sua associação está fundada?
- Dia 6 de dezembro de 2010, com CNPJ registrado, lavrado, como se procede toda associação devidamente formal.

Qual e de onde vem a fonte de ajuda para sua associação, e como vocês se mantem?
- Estamos nos mantendo por enquanto com ajuda terceirizada de empresários, comércio e pessoas da região e associados. No entanto a ajuda ainda é pouca para amplidão de trabalho que temos para a região. Sabemos da necessidade de legalização, bem como dos empecilhos que encontramos para que uma ação como a nossa venha a ter sucesso. Mas não esmorecemos. Seguimos adiante!


Quais os tipos de serviços que vocês dispõe no momento?

-  Contamos com pouca coisa, mas de bom grado. As terças, quintas e sextas feiras distribuímos o Leite Fome Zero, através de uma pareceria com a Fundação Miguel Mendonça, aonde o repasse é feito para nosso Centro de Ajuda Barreiros novo. Temos ainda todas as terças e quintas, o Sopão Solidário. Trabalho esse em parceria com o comércio local, aonde recolhemos produtos como verduras e legumes, cereais etc, para a produção da mesma. 

Quantos ajudantes existe neste processo?
- Estamos com um grupo de dez pessoas atualmente, que são voluntários em nosso centro.


Vocês contam com alguma ajuda jurídica?
- Somos facilitadores para processos de aposentadorias, beneficios e pensões por invalides com nosso atendimento jurídico, a cada trintas dias. O mesmo atendimento é feito na AV. Maria Amália S/N, em frente ao hospital por profissional competente.


Desde a fundação deste projeto na região, quais os trabalhos que já foram efetuados, na tentativa de abrilhantar o bairro?
- Arraial na Comunidade, feito ano passado. Festa do dia das crianças em outubro ultimo, entre outros eventos esportivos e culturais, fazendo com que o nosso bairro seja visto por mais pessoas, como um lugar decente para se viver.


Existe algum vinculo político neste projeto?
- Nossa associação não pode conter vinculo politico, por mil motivos. Neste caso temos recebido incentivos tanto do Emerson Barbosa quanto do Carlinhos da Pedreira, dois pré-candidatos. Ressalvando que não temos quaisquer vínculos diretos com estes. No entanto, os mesmos apenas nestes últimos dias começaram a dar as caras por aqui.


Neste período de pré-candidatura existe um nome forte que a associação já tem em mente que acredita poder de fato ajudar a comunidade?
- Existe uma tendencia bastante forte para o Carlinhos da Pedreira na região. Mas isso é algo que podemos ver mais adiante, por motivos de estar ainda começando o período da politica. Mais uma vez ressaltando que toda a ajuda é bem vinda, desde que seja para o bem da comunidade.


Existem duas associações neste bairro, a Casa da Solidariedade Marcos Aurélio e esta, ao que vemos a outra tem um certo incentivo financeiro a sua então não conta com incentivo direto? Neste caso, já tentaram alguma ajuda externa?
- Não, pelo menos até  momento. Mas, estamos em busca de incentivos, uma vez que temos gastos todos os dias e como não temos de onde tirar para pagamentos destas despesas recorremos à força comercial para que nos ajudem a ajudar mais e mais pessoas.


Sua associação fica localizada aonde especificamente?
- Estamos localizados no seguinte endereço: Rua H (Nova Barreiros) 125, Barreiros Novo, próximo a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, três quadras da mesma.


Quantas famílias existem nesta comunidade que contam com o apoio da associação?
- Temos por volta de 240 famílias, em sua grande maioria necessitada de ajuda.


O que mais a comunidade necessita e como podemos ajudar?
- Uma das maiores preocupações nossa é a falta de água. A Compesa não disponibiliza agua em nossas torneiras. Isso a mais de onze anos. Mas, no entanto, nos envia cobrança todos os meses, porém não existe água encanada em nossas casas. Para que os moradores possam ter água encanada temos que na maioria das vezes madrugar, para esperar uns pingos de água, fazendo aquela fila enorme, com baldes. Quando não, vamos até os poços artesianos à base de bombas ou cacimbas locais. Se queremos água da Compesa, acordamos por volta das  quatro ou cinco horas da manhã para pegar alguma água potável nos canos que ficam localizados em cada uma projetada, como pode ser conferido aqui mesmo em frente a nossa associação.






Vocês obviamente já reclamaram à Compesa ou a Prefeitura?
- Sim, claro, mas as respostas são as mesmas, sempre. Todas as vezes que recorremos, a Prefeitura joga para a Compesa e vice-versa. Fica uma situação totalmente constrangedora. Parece que somos vistos aqui como bichos. Ninguém sequer vem aqui para falar conosco.  No entanto os moradores, sem receberem água, são cobrados todos os meses por consumos que não existem. Isso é uma vergonha! Muitos dos moradores sem terem água encanada em suas casas já tiveram seus nomes negativados, sem serviço algum em suas residências. 






Teria algo a nos falar, antes do fechamento desta conversa?
- Gostaria de chamar a atenção da Cidade dos Barreiros para a nossa vila, e dizer que tudo o que queremos é dignidade e respeito. Que nos ajudem a ajudar mais e mais pessoas. Que a prefeitura nos olhe como seres humanos. Que a Compesa nos acompanhe para no final saber se estamos errados ou não.

Estas fotos aqui são referentes a falta d'Água que toma conta daquele local aonde a compesa envia todos os meses cobrança ao povo de uma situação que merece cuidado.







Alguma telefone ou e-mail para contato?
- Sim para informações e doações bem como para participar de nosso trabalho na comunidade, favor entrar em contato pelo seguinte numero (81) 8670 9619 ou (81) 8779 1065. Falar com Paulo Roberto ou Ademilson Bandeira (Doutor).