Nepotismo declarado em Barreiros


Faz alguns dias que tinha tratado da questão do nepotismo em algumas postagens e comentários. Seja aqui em minha página pessoal ou nas redes sociais que participo. Hoje voltamos à tratar sobre este mesmo assunto analisando com a ótica racional, como sempre, para apreciação dos demais amigos e amigas que nos acompanha.

Em todos os cantos de nossa cidade os comentários sobre esta prática se dá de casa em casa.  Hoje porém, vamos ver se isso está acontecendo mesmo ou se não.

Antes de seguir adiante com essa leitura dê uma olhadinha numa reportagem clicando neste link abaixo. Por favor!


Recentemente o que mais se comenta é que o prefeito eleito e empossado, que já tinha em sua chapa seu irmão como vice, agora está colocando as secretarias em mãos dos familiares.

Entre mudanças de grupo aqui e ali, hoje o tio e a cunhada do prefeito eleito (por sinal, esposa do vice), está com uma secretaria que todos dizem ser a segunda prefeitura dentro da prefeitura, a secretaria de saúde, pela demanda de verbas mensais repassadas para esta área. Alguns primos, por sua vez, não ficaram de fora, e cada um já tem seu lugar garantido em determinados setores.




No período de campanha a coisa já estava mais do que declarada, ainda que alguns tentassem fechar os olhos para esta realidade. Não se sabe como nem porquê, mas se aceitam as coisas como se fossem burros de cabriolés.

Para compor a "chapa de campanha" na época conhecido como CARINHO, o candidato à prefeito dispensou todos os de sua bancada, inclusive a pessoa que lhe entregou o partido, nas mãos, o então conhecido Carlinhos de Arraes que viria como vice, e optou por trazer seu irmão como todos ficaram sabendo. Fato visto e comentado pelos que viam isso como traição com seus correligionários. Pessoas de dentro daquele grupo formado, sentindo-se traídos, pularam fora da barca. Talvez para não se contaminarem.

Após ganhar as eleições para compor o secretariado, o agora prefeiturável (algumas entrelinhas da lei lhe favorece, não sei como) hoje chama para compôr o sua equipe seu tio materno, sua cunhada (esposa do vice) o esposo de sua tia materna, um outro tio materno e por aí vai... Na minha opinião, isso tá mais do que declarado que o povo, de uma maneira geral, assinou seu atestado não apenas em escolher (supostamente) tais pessoas para a nova gestão da cidade, como ainda em fechar os olhos, para essa realidade.
Na opinião deste blogueiro "O poder público não é um negócio de família". 

Confiram este vídeo-aula abaixo, para terem uma nova visão do assunto.




Em postagem no grupo TURMA DO SETOR, fizemos uma enquete e tivemos as seguintes respostas  conforme mostram a imagem abaixo para apreciação dos amigos e amigas que me seguem.



E você como vê a questão nos cargos de secretariados e comissionados na gestão municipal?

Um amigo trouxe esta mesma questão online, ainda nos grupos, TURMA DO SETOR, e o FISCALIZA BARREIROS inclusive fazendo um organograma, conforme esta imagem. E as opiniões foram  praticamente unânimes. Não trouxe as mesmas opiniões aqui para não alongar ainda mais esta postagem. Mas, para quem tem acesso ao Facebook pode conferir nos links, aqui citados.



Você concorda que familiares sejam beneficiados com cargos públicos?
Será que em Barreiros não tem outras pessoas, igualmente de confiança e a altura da responsabilidade de cada cargo apresentado?
E quanto ao ministério público, e a justiça em nosso estado, será que estão fazendo vista grossa para tais absurdos?


"Barreiros talvez seja a ̼nica cidade pernambucana em que dois irṃos assumem a prefeitura РCarlinhos da Pedreira (PSB) como Prefeito e L̩o Avellar (PP) como vice." (Gazeta Nossa)


Milena Avellar – Secretaria de Saúde *(esposa do vice e cunhada do prefeito)
Marilú L’amour – Secretaria de Educação 
Zonari Sanguinetti – Secretaria de Esporte e Eventos *(tio do vice e do prefeito)
Marcos Ferreira – Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Dr. Frederico Pimentel – Secretaria de Administração e Gestão 
Drª Elen Vieira – Procuradoria
Michelle Belo – Secretaria de Turismo e Cultura
Cláudio Barbosa – Secretaria de Finanças
Hamilton Valença – Secretaria de Obras e Urbanismo *(Esposo de uma das tias)
Conceição Miranda – Secretaria de Ação Social
Fonte Gazeta Nossa
*As informações de parentesco é nossa

Segundo informações existem mais pessoas espalhadas dentro, diretamente na prefeitura, inclusive gente trabalhando na tesouraria, onde mais parentes, primos e tios, estão sendo beneficiados. Claro que enquanto isso acontece, aqueles que deveriam ser os fiscalizadores do povo, neste caso os vereadores, estão TODOS, calados, fingindo que nada estão vendo. Até porque, como sabemos, todos são partidários do governo municipal, sendo, por sua vez, coniventes com tal situação. Quem sabe até se os mesmos vereadores estão beneficiando também seus parentes? Pois sabemos que esses exemplos são fáceis, muito fáceis de serem seguidos. Concordam?




















A quem e onde denunciar tais práticas, vocês podem nos dar uma direção?