Respeito na Educação. Bom senso na gestão.

Como sabem, esta semana foi bem agitada em nosso blog. As coisas não foram nada legais. As informações, na área educacional saíram do nível profissional para uma baixaria pessoal, sem limites. Conversando com umas pessoas em frente a escola Cristiano Barbosa e Silva, uma delas me fez uma pergunta e disse que gostaria que eu respondesse publicamente, porque daí serão medidas outras consequências.

A pergunta dele foi a seguinte: 

- Amigo Ed Soares, os alunos desta escola estão revoltados com tudo isso, e por isso te procuraram. A gestora, até então, não teve a humildade de procurar os referidos na postagem para, pedir desculpas (coisa que seria sensato da parte dela e acabaria com essa guerra, sem necessidade), mas e na sua opinião, como estão as demais escolas? Helio Ramos, Noronha Filho e ERENDAG.  Não me responda nada agora. Faça uma postagem sobre isso e responda não apenas à mim, quanto ainda as demais pessoas. 
Posso esperar por isso?

Para responder a esta pergunta tive que recorrer à informações de alunos destas escolas para que possam  perceber como os mesmos vêem as equipes gestoras de suas escolas no âmbito estadual localizadas em nossa cidade. E o que eu pude encontrar foi o seguinte.


ERENDAG - Lá temos o gestor Tarcísio Paixão, que tem a sua frente uma das mais bem organizadas equipes, com profissionais apaixonados pelo que fazem. Existem regras, assim como existem obediências, dentro de um conjunto educacional confortável. A disciplina é aplicada. Os alunos, a comunidade, os professores são participativos, o que por sinal, nos passa a ideia de uma escola sem igual, dentro de Barreiros. Não é a toa que a mesma recebe o título de referência.

NORONHA FILHO - A gestora daquela escola é a Rosemere Medeiros. Eleita, sem sombra de dúvidas pela comunidade. Não estou falando aqui apenas dos números de votos, mas da aceitação natural que a mesma tem naquela instituição. Assim como na Erendag, existem repeito de ambos os lados, em que alunos, professores e pais de alunos são tratados, cada qual a altura de seu merecimento. Não é à toa que aquela escola está voltando à ter outros ares. Ensino de qualidade aplicado com responsabilidade.

HÉLIO RAMOS - Vamos encontrar a Célia Gomes, como gestora dinâmica, responsável e preocupada em  dar o destaque devido à uma instituição igualmente de qualidade. Isso faz com que o conjunto torne-os fortes para que dia-a-dia sejam de orgulho naquela instituição.

CENTRAL BARREIROS - Marisa Nunes tem se mostrado uma pessoa engajada em seu trabalho. Já a conheci de outras escolas, a nível municipal, fui seu aluno, bem como a vi em atuação, enquanto gestora na Escola Municipal Luiz Brito Bezerra de Melo. E hoje, mais do que nunca, apesar de não ter falado com ninguém (e neste ponto estou confessando) acredito muito no empenho e na capacidade da mesma, enquanto gestora daquela instituição.

Infelizmente, as reclamações, que não são minhas, até porque, como perceberam, foi apenas uma única postagem que fiz tratando sobre o assunto, que foi na segunda feira, em se tratando de um desentendimento entre alunos e gestora. E devo informar que esta mesma denuncia em forma de postagem já era pra ter sido feita a quase um mês, quando os alunos me procuraram. Esperou-se o tempo suficiente para que aquela gestora tivesse a humildade de mudar seu comportamento. Coisa que não aconteceu, até o exato momento.

Bom, mas pelo menos estou dando aqui a versão dos fatos. 

Quero, no entanto, alertar mais uma vez, a comunidade que abra o olho, já que eles enquanto moradores daquela localidade, pais de alunos e alunos é quem são responsáveis pela escola. Enquanto, na possibilidade de blogueiro, e enquanto ainda estiver por aqui, estarei de braços abertos para recepcioná-los, quaisquer que sejam, no entanto, competem à vocês, mães, pais, parentes, responsáveis, alunos, professores, comunidade como um todo, fazerem com que, não apenas esta escola em questão, mas as demais outras, seja em rede estadual ou municipal, funcionem. A escola é uma instituição para todos. Todos devem participar. Todos devem reclamar, quando se sentirem desconfortáveis. Todos tem o direito de buscar o melhor caminho para uma boa educação. Não adianta apenas ficar na arquibancada, esperando que o fogo se alastre. Todos são responsáveis. 

Devo lembrar ainda que fui apenas um portador de uma informação da parte daquele alunado. Estes me procuraram. Não procurei ninguém. E os fatos hoje, falam por si. E como portador destas informações, como carteiro, praticamente, fui alvejado por uma bancada de pessoas imbecis, compradas, manipuláveis, para tentar denegrir a minha imagem e de minha esposa.

Observemos no entanto, que quando fiz a primeira postagem, tratei de uma pessoa apenas, dando inclusive nome da mesma, mas por alguma razão tomaram as dores de uma outra pessoa que, até o momento, nada tinha a ver com esta conversa, com este assunto em particular. Ou seja, para qualquer bom entendedor, essa pessoa em sua manifestação, mostrou-se culpada, sem ser citada. 

Nas questões do tal perfil falso, e dos meninos envolvidos, viu-se falar de uma mulher, sem necessidade da mesma, como se essa fosse o palco das atenções. Coisa que não foi. Para um bom entendedor, não preciso falar mais, já que já disse tudo.

Acredito que ainda surgirão, talvez não mais aqui, salvo se for procurado para tal, da parte dos alunos e daquela comunidade, já que estão aparecendo coisas, desde as primeiras manifestações de "poder" nesta nova equipe. Volto à afirmar que o espaço aqui, continua aberto, no entanto, já orientados, certamente eles procurarão os órgãos devidos para suas denuncias.

Tenhamos todos um ótimo final de semana com o desejo de muita paz, sempre!