Gestão escolar com qualidade aprovada!

A Escola Estadual Cristiano Barbosa e Silva está mais de parabéns!


Neste mês de julho de 2013 os professores e a gestão atual da Escola Cristiano Barbosa e Silva, serão beneficiados pelo bom trabalho em equipe, pela credibilidade e pelo desempenho prestados pela equipe da gestão anterior. 

Maria Benigna dos Santos que junto com Hugo Lyra, Adalse Maria, Kelly Monteiro, seus professores e alunos, conseguiram mais esta maravilhosa façanha, elevaram sua escola aos padrões de qualidade pedidos pelo estado e assim mostraram que seu nível de aprendizagem está sim, dentro da realidade pretendida pelo IDEPE e BDE.

Isso porque, dentre outras escolas da rede estadual de ensino esta consegue com louvor um bônus (em reais) que será pago em contra cheque aos professores. E ainda prova que pode sim, confirmar seu padrão de credibilidade e qualidade, perante sua comunidade, seus alunos e sua gerencia. Comprovando em números, por que veio e para que veio, e ensinando em atos que a queda significa somente, total possibilidade de levantar e seguir, sempre em frente.

Segue a informação abaixo

Pernambuco já superou todas as projeções do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação (MEC), para o ano de referência de 2011, de acordo com o levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE), apresentado na manhã de hoje pelo secretário de Educação, Anderson Gomes. Isso representa um crescimento em todas as modalidades da educação, desde as séries iniciais até o ensino médio.


Nos anos iniciais do ensino fundamental, o índice subiu de 4 para 4,4; nos anos finais, foi de 3,4 para 3,5; e no ensino médio, o quantitativo foi de 3 para 3,3. As médias esperadas pelo MEC, através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) são de 3,9; 2,8; e 3, respectivamente.



“Os indicadores mostram que estamos no caminho certo com crescimento em todas as modalidades. Com a política pública instituída pelo governador Eduardo Campos, a intenção é que os alunos saiam da escola cada vez mais preparados para fazer uma faculdade ou ingressar no mercado de trabalho”, declarou Anderson Gomes.



O secretário destacou, ainda, a grande conquista identificada no modelo de educação integral. O resultado das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) em tempo integral subiu de 4,6 para 4,72. O resultado geral das escolas de referência, unificando as integrais com as semi-integrais, evoluiu de 4,15 para 4,4.



Do total de 103 escolas que participaram da avaliação, 20 unidades obtiveram índice superior a 5, superior à média esperada pelo MEC em 2021, que é de 4,5. “Não é por acaso que as escolas nesse modelo obtiveram os melhores índices. Nenhum outro estado tem o projeto de educação integral que Pernambuco tem e vem ampliando a cada ano”, afirmou Gomes. A Escola de Referência em Ensino Médio Arnaldo Assunção, em Caruaru, Agreste do Estado, obteve o maior índice, com  5,7.



Foram avaliados mais de 127 mil alunos de 928 escolas estaduais. O IDEPE utiliza a mesma metodologia do Ideb, indicador análogo adotado pelo MEC. Este é o quarto ano em que a Secretaria de Educação promove a avaliação.



BDE – Ao todo 24.145 trabalhadores da educação da rede estadual serão beneficiados com o Bônus de Desempenho Educacional (BDE). O benefício vem no contracheque do mês de julho e tem como base do salário de início de carreira do servidor. Esses profissionais trabalham nas 520 unidades e Gerências Regionais de Educação (GREs) que vão receber o incentivo por terem alcançado as metas estabelecidas no IDEPE.



O investimento no BDE é de R$ 51,5 milhões, superior ao do ano passado, quando chegou a R$ 45 milhões. Para receber o bônus, as GREs e as escolas precisaram cumprir pelo menos 50% da meta acordada com a Secretaria de Educação, através de um termo de compromisso. Das 520 unidades, 369 cumpriram 100% da meta.



Boletim – Uma das novidades anunciadas pelo secretário de Educação é o Boletim dos Pais Saepe. O documento é individualizado e possui o desempenho de cada aluno na prova do Saepe (Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco) – que avalia a proficiência dos alunos nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. O boletim será entregue aos pais e responsáveis pelos estudantes e, além das notas do aluno, vai constar também do desempenho da escola e do Estado no mesmo exame, para que seja possível contextualizar o resultado do estudante. O documento também vai dar dicas sobre como os pais podem contribuir com a melhoria do desempenho escolas de seus filhos, como incentivar a leitura e acompanhar as tarefas de casa.


Deixo aqui meus parabéns à equipe gestora anterior que com seu ótimo trabalho e desempenho conseguiu trazer brilho para a comunidade dos Lotes, na cidade de Barreiros.

Outras escolas também estão inclusas, é claro, mas esta merece especial atenção, em se falando de gestão, liderança, competência, credibilidade e acima de tudo, carisma.

Meus parabéns!