Sobre grupos de debates nas redes sociais do facebook

Que as redes sociais é uma ferramenta importante para divulgação de ideias, de novidades, já é um fato. Muitos já utilizam cada vez mais o Facebook, Twitter, Blogs, Linkedin, etc... 

Hoje, porém, vamos tratar especificamente de grupos de debates do facebook.

Tão importante quanto o uso comum das redes sociais são os grupos de bate bapos. Que à priore serviriam para que as informações de uma cidade, de uma comunidade fossem levadas ao conhecimento de mais e mais pessoas e que estas tenham noção do que acontece.

Você pode escrever algo, que em menos de um minuto, já está espalhado desde de sua cidade à diversos outros lugares em que esteja inserido e até de onde você nem imagina. Algum contato teu e até quem não lhe seja contato, se ver que sua informação é importante, logo, tratará de repassar adiante, de maneira à que mais e mais pessoas tenham ciência daquela notícia.

Os grupos de debates das redes sociais, em especial, do facebook, estão fazendo esse papel muito bem. Salvo alguns grupos. Levando informações!

De uma hora pra outra aquela informação que um jornal importante coloca no ar, seja a Globo, o SBT, o Diário de Pernambuco, Estadão, Revista VEJA, ou NEWS não sei das quantas, pode ser desmentida em poucos instantes, por quem está de fato dentro da noticia. Alguém vê que um fato foi divulgado para abrilhantar fulano ou sicrano, politicamente falando, e tomado de coragem, vai para as redes sociais, e rebate aquela informação, (no geral noticias prontinhas e compradas) mostrando o outro lado da mesma moeda.

Dessa forma é possível que sua informação chegue onde você nem imagina. E falo isso por experiência própria.

Por outro lado, você também pode ser vítima das desinformações, que não são poucas, quando pessoas de interesses escusos, tendem à espalhar "noticias", com o fim único de tentar mostrar que o outro lado está mentindo, usando infelizmente, de perfis falsos ainda muito na "moda" principalmente no facebook. O que por sinal, descredibiliza cem por cento uma informação, por mais correta que a mesma esteja.

São os chamados perfis falsos, ou fakes, que na sua grande maioria são utilizados por pessoas sem escrúpulos (já tratei disso muitas vezes neste blog) e de mente pequena, já que, para que uma informação, quaisquer que sejam, tenha total credibilidade, é interessante e necessário que o informante ou a informante, não tenha medo das represálias, e mostre a cara, credibilizando assim tanto a informação, quanto a própria pessoa que esteja informando.

Claro que ainda temos que contar com o medo, as perseguições, a ditadura de alguns, já que se uma pessoa em qualquer departamento, vier à informar algo, estas podem passar pelo crivo das sansões em que o dinheiro é quem manda, e para não perder as mordiscadas da corrupção, é melhor, segundo seus pensamentos mesquinhos "eliminar fulano" sendo para alguns o caminho mais fácil. Ele ou ela, não podem informar ninguém. Afinal de contas, informação e conhecimento, são tesouros que é melhor manter escondido e a população não merece dispor de tal. Do contrário aqueles que tomarem conhecimento de tais coisas, não considerarão líderes como líderes, e por sua vez o respeito e consideração caem por terra.

Nas regiões interioranas, não importando a localização geográfica, ainda acontecem muito isso. Infelizmente! Apesar de encontrar um número enorme de pessoas que estão despertando, em sua grande maioria ainda temem o peso do dinheiro, e por sua vez tendem à aceitar o que é mais fácil. Calam-se!

Dos grupos

Alguém em algum lugar tem a ideia maravilhosa de colocar certas informações online. Logo, vão para o facebook e criam grupos de debates online. Antigamente no Orkut era chamado de comunidade. Convidam em primeiro seus contatos. Que gostando da ideia, convidam outros. E outros que convidam outros, e por aí vai... Quando este grupo ganha formato real, e está cheio de diversas opiniões, os administradores, cientes de que suas opiniões podem ser desmentidas à qualquer momento por diversas pessoas, o que fazem? Bom, os administradores, ou o administrador, também conhecido como moderador, começam à fazer exclusões de opinião adversas. Ou quando não, utilizam de algumas ferramentas e só publicam informações se primeiro visualizar, e se essa não ferir os brios dos administradores ou de quem estes defendem, elas serão publicadas. Caso não, imediatamente são excluídas, não permitindo assim que as demais pessoas daqueles grupos tenham noção daquela informação possivelmente comprometedora.

Note-se que estou falando de grupos de debates que no geral são formados para divulgação de interesses de certas comunidades, em que alguns pretendem expor situações que incomodam e/ou ajudam indústrias, prefeituras, comércios, governos, etc... A lista de grupos é imensa e nem todos se enquadram nesse post.

Uma outra informação, também concernentes nos grupos sociais de debates do facebook, são as condições que os mesmos são atualmente colocados. Tem grupos com o status de secreto, outros estão completamente invisíveis, sendo aceitos apenas os páreos e partidários, aqueles que não participam de suas ideias, na maioria autoritárias, e por aí vai. Ora, se estamos interligados numa rede de computadores logo, a ideia de estar em secreto ou invisível não é válida. Concordam comigo?

E assim estamos encontrando grupos de debates que por si só já mostra quem são e como agem as pessoas por trás dos mesmos. O que importa para eles ou elas, são suas opiniões, ou as opiniões que lhes agradem, as demais outras, são por suas vez, excluídos. E estes mesmos excluídos são tratado como fofoqueiros, mentirosos, etc... 

Os administradores ou moderadores de certos grupos (não são todos) temem "queimarem-se" com as opiniões adversas, publicamente falando. E, em sua grande maioria, acreditam que excluindo pessoas, estão fazendo a coisa certa. Ledo engano. No geral, estes mesmos que são excluídos terminam por encontrar determinados grupos que usam da democracia online em que suas opiniões são respeitadas, acatadas, e por sua vez, debatidas e rebatidas, estando elas certas ou erradas, terão que concorda os argumentos contrários ou não.

Grupos que permitem que seus integrantes opinem, comentem, discordem, etc, no geral são colocados online por administradores cuja personalidade é mais forte que as opiniões contrarias. E mostram assim que os argumentos devem ser expostos. Quando não, é melhor não comentar para não se comprometer.

A mais de dois anos disponibilizamos um espaço nas redes sociais, um grupo de debates online, que diferencia dos demais grupos, cuja temática central é respeitar toda e qualquer opinião, levamos isso à risca, excluindo apenas, os perfis falsos, aos quais combatemos veementemente.

Se você já conhece o grupo, fique à vontade para continuar opinando em nosso espaço, se ainda não, clique na imagem abaixo, acesse, confira e sinta-se à vontade. 


Sua opinião é tratada com todo respeito e a altura de seu merecimento!