A EREM Noronha Filho, em parceria com a 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), desenvolverá o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) em Barreiros.


A Escola de Referência em Ensino Médio Noronha Filho na cidade de Barreiros, à partir da gerência do gestor educacional do Professor Albino César de Azevedo Barbosa e sua equipeem parceria com a 10ª Companhia Independente da Policia Militar (CIPM) abrirão as portas daquela instituição para o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), um sistema de ensino voltado ao combate às drogas e a violência educando estudantes da rede estadual, principalmente o público adolescente das redes públicas e particulares.

O PROERD teve origem nos Estados Unidos, em 1983, e é desenvolvido em mais de 58 países. Estudantes à partir do quinto ano do ensino fundamental das redes pública e particular são os alvos do programa, que tem como lema Manter Nossas Crianças Longe das Drogas. A EREM Noronha Filho, extraordinariamente, está lançando em Pernambuco este sistema sendo em todo o estado como a primeira escola estadual pernambucana e na Mata Sul, à aplicar tal modelo para o ensino médio.

Com cursos ministrados por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades e com ênfase na prevenção ao uso de drogas as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, bem como evitar a violência, resistir às pressões diretas ou indiretas e ainda sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário. Na EREM Noronha Filho o policial militar responsável será o PM Wagner Henrique.

O lançamento do programa em Barreiros acontecerá no Clube Caiadores, nesta sexta-feira, dia 14 de junho de 2024, às 9 horas da manhã.